Análise das condições climáticas para a prática do SUP

Nesse momento que estamos impedidos de compartilhar nossos conhecimentos através dos passeios de SUP, vamos pegar esse limão e fazer uma limonada.

O plano é continuar compartilhando nossos conhecimentos, só que agora vamos fazer isso através de vídeos e sites que vamos ensinar a usar.

Nesses vídeos você vai aprender sobre análise das condições climáticas, geográficas e atitudes para a prática segura do Stand Up Paddle.

Quando entramos no mundo dos esportes aquáticos ou dos esportes praticados ao ar livre, logo percebemos a necessidade de obter conhecimentos sobre os elementos naturais que envolvem a prática. No caso do SUP, quando aprendemos a analisar a previsão climática e a geografia do local da remada, nos tornamos capazes de planejar e realizar uma remada com segurança.Para fazer um passeio seguro de SUP não é só pegar a prancha, remo, leash, colete salva-vidas e sair remando por aí. Você precisa ter informações sobre a geografia do local e saber qual é a previsão climática para o dia e horário da remada.

Quando falamos da condição climática, estamos nos referindo à análise da previsão do vento, tempo, mar e maré.

  • VENTO: precisa saber qual é a direção, velocidade normal e velocidade da rajada. Também é importante saber qual é a progressão da direção e velocidade durante o tempo da remada.

Foto da SUP Trip Downwind Lagoa da Conceição. Esse roteiro é realizado remando a favor do vento. Aproveitamos a força do vento para pegar uma carona e atravessar a Lagoa da Conceição.

  • TEMPO: por favor não seja o tipo de pessoa que só quer remar quando têm sol, nós entendemos que o dia ensolarado deixa a natureza mais colorida, mas não podemos esquecer que remar em dias nublados faz o corpo cansar menos.Seja um remador raiz se o dia estiver mais frio, é só usar uma roupa em neoprene e o nosso conforto térmico fica garantido.Nos dias com previsão de chuva não estamos impedidos de remar, praticamos um esporte aquático então se molhar não é problema! Se começar a chover durante a remada, é só ficar atento na incidência de raios e sair da água assim que eles começarem.

  • MAR:  quando o passeio é realizado em águas abertas precisamos ter conhecimentos sobre os aspectos que envolvem o mar. Você precisa saber qual é o tamanho das ondas, direção e o período da ondulação.

  • MARÉS: para remar em lugares que sofrem influência das marés, você precisar ter conhecimentos sobre o horário da troca das marés e planejar o trajeto de acordo com a variação entre a maré baixa e cheia. Também é importante saber qual é a fase da lua para não remar em dias com muita força de maré (correnteza).

Cada local possui diferentes aspectos que precisam ser considerados.

Quando realizamos o roteiro SUP Trip Lagoa do Peri – Cachoeira da Gurita o principal aspecto que levamos em conta é o vento.

Na SUP Travessia Ilha do Campeche  analisamos a previsão do vento e das condições do mar.

Na SUP Trip Canal da Barra ou na SUP Trip Farol de Naufragados levamos em conta os aspectos que envolvem o vento, mar, troca da maré e fase da lua. Acompanhe todos os episódios no nosso Instagram, Facebook ou no canal do Youtube  e aproveite esse período da quarentena para aprender sobre os aspectos que envolvem a segurança de uma remada.

Anterior
Próximo